Pontos Turísticos › Praça Getúlio Vargas em Guarulhos

Toda a área onde hoje está implantada a Praça Getúlio Vargas, incluindo a edificação do prédio da atual Câmara Municipal de Guarulhos, era um grande terreno baldio. De um lado se estendia um capim denso com animais soltos, de outro, um campo de futebol improvisado e rústico, de chão batido e em leve declínio que, anos mais tarde, foi restaurado e ocupado pelo Paulista Futebol Clube.
Em 03/12/1949, no governo de Fioravante Iervolino, o mesmo espaço foi declarado de utilidade pública com o objetivo de ser construído o Paço Municipal, mas a autorização da desapropriação veio somente em 1951. A priori foi construído um largo que foi chamado de "Praça Getúlio Vargas".
Em julho do ano seguinte a Prefeitura Municipal deu início aos serviços de ajardinamento. Aos poucos a praça foi transformando o local, ganhando beleza com seu verde florido. Caminhos arborizados, sinuosos e calçados em seus leitos, se entrelaçavam em meio ao gramado, admirando a todos. Bancos de concreto que foram cortesia de comerciantes, instalações sanitárias alojadas em sua parte central e postes com luminárias completavam os equipamentos.
Depois foi construídos o coreto onde a Lira Musical Guarulhense se apresentava com freqüência e uma fonte luminosa e colorida com águas dançantes.
Gestões políticas em diferentes tempos nunca desprezaram a praça. As remodelações foram sucessivas e constantes. Assim em 1949 ela foi destacada para a Construção da Municipalidade que foi transferida para o Bom Clima e, desde 1981, a Praça é ocupada pela Câmara Municipal.
A Praça Getúlio Vargas marca ainda episódios pitorescos, dentre eles o "projeto do pombal", aprovado em plenário e ali existente até hoje. Em 1960, quando das comemorações alusivas ao IV Centenário de Guarulhos, recebeu o monumento-símbolo da efeméride, uma homenagem do cidadão Moriô Sakamoto.
Até nossos dias a praça, tão aprazível, e que é ponto central do município, retrata-nos em sua existência fatos de sua história:
• Monumento do marco geográfico da cidade;
• Projeto da Câmara, desde 1963, em se construir o busto de Getúlio Vargas;
• Centro nevrálgico da cidade, ponto de encontro da população;
• Instalação do busto em homenagem à "Mãe Negra";
• "O símbolo da cidade-símbolo". Em sua apresentação exibe onipotente os quatro séculos de Guarulhos;
• Concentração das diferentes classes e entidades profissionais em suas passeatas reivindicatórias.

Fonte: cnm.org.br

O em Guarulhos é um guia informativo online que procura oferecer telefones, endereços e mapas de estabelecimentos.
O em Guarulhos visa somente a reprodução dos dados obtidos por pesquisa e contrubuição dos usuários, sendo que seus idealizadores não se responsabilizam por qualquer informação de conteúdo errôneo e/ou inconsistente. Este é um site gerido pela Dozem Marketing Digital